Jogos Matemáticos
7 de julho de 2021Mangá
16 de março de 2022Estudo da produção escrita com base na dissertação. O curso possibilita um maior direcionamento na preparação daqueles que desejam um rendimento superior nas avaliações de produção textual. A partir da análise e reescritura de textos, trabalham-se os aspectos formais e conteudísticos, em uma linha argumentativa que procura promover a clareza na exposição de ideias e fatos.
Objetivo do curso: desenvolvimento da habilidade de produção textual escrita, com foco em modelos de texto dissertativo-argumentativo para vestibular.
Conteúdo programático:
– A estrutura do parágrafo-padrão para o texto dissertativo-argumentativo e a construção do tópico frasal.
– Modelos de construção dos parágrafos de introdução, desenvolvimento e conclusão do texto dissertativo-argumentativo.
– Estratégias argumentativas, métodos de raciocínio e estudo da coerência textual.
– Abordagem do tema: o recorte temático, a seleção e a organização de dados e a ampliação de repertório.
– Aspectos gramaticais referentes à norma padrão da língua na modalidade escrita (concordância, regência, crase, acentuação, colocação pronominal, convenções da escrita, pontuação etc.). As cinco competências da grade de correção do ENEM.
– O modelo PUC de texto dissertativo-argumentativo.
– Os modelos ESPM, Ibmec e FGV de texto dissertativo-argumentativo.
– O modelo UERJ de texto dissertativo-argumentativo.
– Os modelos Fuvest e Unicamp de texto dissertativo-argumentativo.
– Ampliação de repertório e debate interdisciplinar de temas para o modelo ENEM.
– Debate do livro paradidático adotado para o exame da UERJ e levantamento de possíveis temas.
Professor | Dia | Horário | Valor | Faixa/Ano |
---|---|---|---|---|
Alexandre | 2as | 17h30/18h30 | R$240,00 | 1ª a 3ª série |
Alexandre Braga
Professor de Redação